domingo, 7 de julho de 2013

Talento não é unção

O que é unção? Em uma definição simplificada podemos afirmar que é a capacitação para determinada tarefa. Ou seja, quando uma pessoa é ungida ela é capacitada para devidos fins. O Cristão concretiza este ato com o derramamento de uma substancia oleosa.
Talento é uma vocação ou dom. Um termo para designar as habilidades ou a capacidade natural para realizar determinadas tarefas.
Como algo tão simples pode causar tanta confusão dentro de uma igreja? Embora as definições tenham o mesmo sentido, na prática do nosso convívio religioso são coisas bem diferentes.
A pessoa ungida foi consagrada pela sua capacitação em determinada área ministerial conforme nossa crença. Há aqueles que foram ungidos pela capacitação do canto e são ungidos a levitas (no termo atual como cantores cristãos), outros tem o dom da palavra e se tornam pregadores enquanto outros pelo carisma se desempenham bem no evangelismo,... Assim em várias áreas ministeriais.
Essa capacitação o secular (aquele que não é da igreja) também tem. Pessoas com as mesmas capacitações são selecionadas para determinados setores em uma empresa por exemplo.
Onde está a diferença?
Talento é ou não é unção?
Se dentro ou fora da igreja são as mesmas, explica-se o motivo de tanta confusão.
O diferencial está exatamente em estar dentro ou fora de uma igreja e que te seleciona para o que e para onde.

Talvez seja por isso que encontramos pessoas talentosas na igreja que são confundidas com pessoas ungidas. Pessoas com grande habilidade em oratória, em cântico, instrumentistas e carismáticas. Assim como encontramos também na política.
A árvore se conhece pelo fruto. O ungido não se define apenas pelo talento, mas sim em sua conduta cristã.
Posso eu ser um grande compositor, cantor e instrumentista na igreja sem ser realmente um levita. O pecado me colocaria nesta condição. Da mesma forma com grande habilidade em oratória ser apenas um orador e não um pregador.
Essa dita unção no cristianismo teria que vir com frutos reais e profundos e não superficialmente como vemos em alguns lugares.
Deus dá o talento, Todos temos a nossa especialidade tanto dentro como fora da igreja. O talento assim como a unção traz o peso da responsabilidade.
Essa unção ao contrário do que se pratica não pode ficar restrita dentro da igreja, mas o ungido carrega por todo lugar que seus pés firmam a todo o momento.
Falta discernimento tanto para as chamadas ovelhas como para os próprios que se colocam como ungidos. Observar o fruto pode ser a melhor forma de identificar e poder afirmar que talento não é unção.
O que é unção? A verdadeira realidade da igreja é o sobrenatural. A obra de DEUS é o celestial e inusitada. Os milagres acontecem. Ficar livres de pecado, contendas, com o coração humilde e perdoador.
Na igreja a posição de hierarquia traz este peso espiritual.

Cultos

- Cultos Quarta e Sexta-Feira às 19:30h e aos Domingos às 9:00h e ás 19:30h. Rua da América nº 36, Santo Cristo - RJ - Pr. Manoel Angelo e Prª. Maria Alice

- Cultos Terça e Quinta Feira às 19:00h e aos Domingos às 18:30h. Filial Amendoeira na Rua do Cruzeiro 28 Buraco Quente -M. Providência - Pr. Marcelo

- Cultos Terça, Quinta Feira e aos Domingos 19:00h. Filial Niterói na Rua DR. Albino Pereira nº 574, São Francisco, Niterói - Pr. Luiz Leoncio e Diácª Érika

- Cultos Terça, Quinta Feira e aos Domingos às 19:00h, Consagração aos Sáb. 9:00h, Esc. Bíblica aos Dom. 9:00h. Filial Alcântara na Rua Olegário Nascimento 140, Stª Luzia, Alcântara - Diács Daniel e Thays Regina e Miss Getúlio

Seja um coluna na casa do Senhor!

Seja um coluna na casa do Senhor!

Livraria RV

Livraria RV

Clube do livro

Evangelismo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...